ISABELA – 22

— A avassaladora maioria dos leitores gosta de descrições. Desde criança, inclusive. As crianças querem saber exatamente como foi isso e aquilo, como era a cara de fulano, como era a casa de sicrano. Não tudo, é claro, porque tu-do é impossível e… Até mesmo antes do tudo, no muito, já há um problema. Imagine se o Monk não parasse para que os caras da banda pudessem fazer seus solos. Então, nada de tudo, nem de muito, vamos deixar as lacunas para o leitor ter o seu espaço, mas descrições, sim, um tanto bom de descrições. Do clima também, sim. Sol, chuva, nuvens e vento, sim. Descrições. E adjetivos. Uma pá de adjetivos. Um grande foda-se para as dicas de jornalistas para escritores iniciantes. O que seria de um Eça (o cristo atlético da abertura dos Maias assombra a minha imaginação), de um Tolstói, sem descrições? Two Gallants, lembra desse conto?

— Do Dubliners?

— Isso, Joyce. Lembra do primeiro parágrafo?

— Ahn, não…

— Eu decorei. The grey warm evening of August had descended upon the city and a mild warm air, a memory of summer, circulated in the streets. The streets, shuttered for the repose of Sunday, swarmed with a gaily coloured crowd. Like illumined pearls the lamps shone from the summits of their tall poles upon the living texture below which, changing shape and hue unceasingly, sent up into the warm grey evening air an unchanging unceasing murmur. Isso é ruim?

— É ótimo.

— Descrição. Descrição do clima. Adjetivos. James Augustine Aloysius fucking Joyce.

—Mas, ou, só o Joyce é o Joyce.

— É, garantido. Mas imitatio et emulatio ainda é um princípio. Pareado com o make it new do Pound.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s