ISABELA18.TXT

– As justificativas que se é forçado a construir para conseguir um pouco de tempo em paz, alguma solidão. Não, eu não estou trabalhando demais, não eu não estou passando por uma fase difícil, não eu não preciso de um tempo para mim, como se tivesse sofrido algum trauma e necessitasse de isolamento e repouso. Eu quero ficar sozinha, eu gosto de ficar sozinha, sinto falta de ficar sozinha. Mas as pessoas tem horror ao tempo verdadeiramente livre, ao ócio e à solidão, para elas é perda de tempo, é estranho, sentem-se culpadas. São as mesmas pessoas que dizem ter medo de ficarem loucas depois de aposentar. Elas não sentam-se em suas salas, acendem um cigarro e entregam-se às  suas vidas interiores (elas não receberam nenhuma educação para isso, elas não cuidaram de se educar para isso). Elas não pegam um livro na prateleira ou retomam as várias leituras em curso. Elas não escutam um disco do início ao fim. Elas não entendem nada disso. Não querem isso. São pessoas que acham que correr de um lado para outro significa produzir alguma coisa; que movimento, agitação, é sinônimo de vida. Para elas eu vou estar para sempre franzindo o senho, fazendo uma cara de triste e cansada, com o olhar pedido no horizonte, pedindo desculpas por ter de ir. Tadinha da Isabela, ela precisa de um tempo para ela. Porque é o único jeito de se conseguir o que se quer, muito infelizmente.

2 comentários sobre “ISABELA18.TXT

  1. Esse seu texto é como um pequeno manifesto literário, vejo muito do que gosto e repudio muito do que ele repudia, essas pessoas que só querem jogar bem o jogo, a galera parva da meritocracia, do produtivismo neurótico que se jogam num vórtice destrutivo de competição e vaidade para que não chorem como desesperadas pelo tempo que lhes escapa…

Deixe um comentário

