LÚCIA – III

— Olha, a maledicência é um hábito extremamente nocivo, especialmente quando se trata de pessoas. É um vício, uma doença da mente. Eu evito ao máximo falar sobre o Sérgio. Eu me separei dele, eu quero viver uma vida longe dele, da influência dele… Então uma das formas eficazes de garantir isso é não falar sobre ele. Mesmo porque nunca é só um pouco, nunca é algo sem maiores consequências: é sempre uma torrente e sempre é algo que reverbera por muito tempo, dentro da minha cabeça, depois que a conversa já acabou. Mas, já que o assunto é esse, indo de encontro a tudo que acabei de dizer, para colocar de uma forma simples e não mais voltar à questão, é o seguinte, o Sérgio é essencialmente ansioso. Ele não é essencialmente deprimido, a questão é mesmo a ansiedade. Lidar com as coisas em progresso, com uma quantidade vária de resultados, muitos deles provavelmente negativos, o deixa perto da inanição. Ele quer lidar sempre com o certo, com o garantido. E um jeito de fazer isso é abrir mão de tudo, não se arriscar, ficar inerte e ir aceitando todas as sucessivas derrotas, porque, afinal, dada a conduta escolhida, elas são certas, garantidas. Daí vem a depressão, claro, porque essa é uma vida deprimente. Deprimente, mas sem grandes mudanças, sem grandes arroubos. Ahn… Eu tentei, juro que tentei ajudá-lo, mas depende dele, só dele.

— Mas, como ele está agora?

— Olha, não sei…

— Você não tem curiosi-

— Ah, olha. Pronto, tá? Era o que eu tinha para falar. Você… Você me passa a garrafa, por favor? Brincou que eu vou gastar mais do que isso, eu tô de férias, ó, falando mal de gente… Falando de homem, ainda por cima. Temos assunto melhor, assuntos melhores, amiga. Opa, isso, brigada, sim, com espuma mesmo

Um comentário sobre “LÚCIA – III

  1. Pingback: Nota sobre Esdrúxulo e Lúgubre | Schiamachia

Deixe um comentário

