SÉRGIO – VII

— E bem… Esse desanimo, essa apatia sempre presente não é suficiente para me escusar de coisa nenhuma, nenhuma. Eu ainda tenho de dar conta de todas as obrigações… Tenho de dar conta de mim, das minhas coisas, do trabalho, de Úrsula. E tudo é tão entediante, tão esmagador, tão triste… Não triste-triste, é uma tristeza levinha, que eu acho ainda pior, como uma febrinha constante…

— Mas…

— E então é isso, e só isso…O tédio, a falta de vontade, um movimento mínimo que continua… Continua por pura inércia… O menor esforço, a lei do menor esforço… A mediocridade, ou pior, algo ainda aquém da mediocridade… É isso que gira o mundo, não é? Não é o amor, não é o dinheiro, é o tédio, a apatia, o desinteresse… A maior parte dos trabalhadores do mundo, dentro das mais várias classes sociais, é entediada, mortalmente entediada. E eu sou um deles, como qualquer um deles, como o funcionário público carimbando processos mecanicamente, o assalariado preenchendo formulários com a maior displicência, o médico que não se digna a erguer a vista e olhar na cara do paciente, o engenheiro que não confere os cálculos, o advogado que escreve mal… A mediocridade é um sonho. A média. Se eu fosse um trabalhador médio eu seria pelo menos, ahn, mediano. Aquém, aquém, na verdade estou muito aquém. Estamos, sem ofensa, estamos todos nós muito aquém. Olhe, olhe ao redor, estamos tocando tudo, tudo, mal e porcamente, o mundo segue, o mundo segue empurrado com a barriga, o mundo segue nas coxas. Eu via meus professores, meus pais, os colegas de trabalho dos meus pais e pensava que quando chegasse a minha vez seria diferente. Eu acreditei que seria diferente. Mas… Ahn, bem, não é não. É isso aí. E morria de raiva quando alguém dizia “ai, que vidinha mais ou menos”, mas agora eu sou um desses, agora cá estou, eu e minha vidinha mais ou menos.

Deixe um comentário

